terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Como se proteger ao realizar compras via internet!

     A internet nos disponibiliza uma séria de ferramentas que facilita nosso dia a dia... Entre elas está a facilidade de fazer compras no conforto da nossa casa. Com isso realizar "Compras on-line" virou uma grande rotina.
    Roupas, eletrodomésticos, compras de supermercado, sapatos, materiais escolar, tudo é possível na rede mundial de computadores. 
   


    Encontramos os mais variados tipos de produtos, com descontos quem alegram o bolso do consumidor... Descontos para ninguém colocar defeito.



 Porém como nem tudo são flores, é necessário se atentar a alguns cuidados na hora de optar pela compra on-line.
   O Procon aconselha que o consumidor verifique se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico e anote telefones.
   A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e, em caso de dúvida quanto à sua idoneidade, o comprador deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que deve ser oferecido no site e solicitar os dados cadastrais do comércio virtual. “Com isso, o consumidor fica protegido no caso de precisar fazer reclamações após a compra”, diz a diretora do Procon, Viviane Belmont.
    Na hora de efetuar a compra com o cartão de crédito, é importante que o site possua os dados blindados. O consumidor pode verificar isso por meio de um símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador e o endereço da loja virtual deve começar com https://.
 O Procon também recomenda que o consumidor não use o comércio eletrônico ou internet banking em computadores de terceiros ou de acesso público.
  “O consumidor deve imprimir o comprovante e guardá-lo até o recebimento do produto. Em caso de atrasos ou de o produto não ser entregue, o consumidor terá este documento para reclamar da empresa junto ao Procon”,.
  O consumidor virtual também pode checar no Procon se existem reclamações contra o site que ele pretende comprar e também verificar na Junta Comercial do Estado se há denúncias relativas à empresa.
   Esses e outros cuidados que devem ser tomados na hora de realizar compras você encontra no site do procon.
   Vale a pena consulta-los antes de realizar aquela tão desejada compra.


     


                                                                                                                          By Ana *.*


0 comentários:

Postar um comentário